sexta-feira, 25 de março de 2011

Publicada a Estratégia Brasil-Noruega

No último dia 21 o governo norueguês anunciou em Oslo o lançamento da sua "Estratégia Brasil". Nos próximos dias 28 a 31, os ministros das relações exteriores (Jonas Støre) e meio ambiente (Erik Solheim) estarão no Brasil para diversas reuniões no RJ (com Câmara de Comércio BR-NO e BNDES), em BSB (previsão de reuniões com organizações da sociedade civil) e no Pará, em Paragominas, onde a Hydro mantém sua mina de bauxita. Tudo com cobertura maciça de imprensa.
Em empolgado artigo publicado em um jornal de Stavanger no mesmo dia 21 ("impulso aos fornecedores noruegueses"), o ministro de petróleo e energia Ola Borten Moe compara as descobertas do pré-sal com as grandes descobertas no mar do Norte nos anos 70 e 80, o que torna o mercado brasileiro atrativo para as industrias norueguesas fornecedoras de equipamentos e serviços associados à exploração petrolífera. Exalta também o papel da INTSOK (http://www.intsok.no/), organização guarda-chuva que congrega 218 indústrias relacionadas a exploração de petróleo&gás, como a "abridora de portas" da industria norueguesa no exterior. A INTSOK tem escritório no RJ e atua na facilitação da entrada de empresas norueguesas no Brasil.
O ministro Moe declara também que voltará ao Brasil em maio deste ano para inauguração das operações da Statoil no campo Peregrino (RJ), com capacidade de extração de 100.000 barris/dia. É a maior operação da história Statoil como operadora fora da Noruega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário